Em Depressão, Saúde mental

A verdade é que nunca existe um único momento certo de se falar sobre um assunto tão relevante e importante quanto a saúde mental e emocional de alguém, mas o mês de setembro se tornou um momento ainda mais especial para abordar estes assuntos por conta da campanha conhecida como Setembro Amarelo. Trata-se de uma campanha inteiramente pensada para a conscientização e prevenção contra o suicídio e todas as causas que podem levar uma pessoa a essa situação extrema. Apesar das doenças e condições em que cada pessoa se encontre, existem vários fatores externos que são muito importantes, e podem até ser determinantes no caminho em que uma pessoa pode tomar, sendo ele buscar ajuda profissional para sair da situação em que se encontra ou chegar ao extremo oposto e tirar sua própria vida. Entenda o impacto que uma rede de apoio pode ter na vida de alguém:

O impacto positivo da rede de apoio

Poder conversar com alguém sobre o que tem sentido, saber que é querido e amado por alguém e até mesmo que pode contar com a ajuda de determinadas pessoas pode fazer toda a diferença na vida de alguém, e muitas vezes torna-se um fato decisivo para salvar uma vida! Mas é muito importante de lembrar que a rede de apoio, como o nome já diz, precisa ser apenas o apoio para o tratamento. Ou seja, trata-se de um aspecto fundamental porém que não deve ter um fim em si mesmo.

A rede de apoio correta

Antes de mais nada, para fazer parte da rede de apoio de alguém é necessário compreender e reconhecer a situação em que aquela pessoa se encontra como sendo real e séria. É preciso entender, por exemplo, que depressão não é frescura e que o suicídio não é brincadeira. Partindo deste conceito, quando se reconhece a doença ou condição do outro como sendo séria, verdadeira e real, imediatamente se compreende a necessidade de ajuda profissional.

Então se você estiver se perguntando como deve funcionar uma rede de apoio correta, nós te dizemos: ela deve guiar a pessoa que está sendo apoiada para o tratamento com um profissional especializado, e é claro, contando sempre com o seu apoio.

Posts recentes

Deixe um comentário