Em Depressão

Comunicação com familiar com depressãoA depressão é a doença do nosso século. Você já deve ter ouvido essa afirmação por aí e, infelizmente, os números comprovam que ela está certa. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que mais de 300 milhões de pessoas no mundo, de todas as idades, estão com quadro de depressão.

Outro dado muito alarmante é que nos últimos anos, a depressão passou a ser a doença que mais afasta trabalhadores das empresas, superando até os acidentes de trabalho.

Mas o que é depressão

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), que é um dos livros mais utilizados por médicos, psicólogos e pesquisadores, a depressão é um transtorno mental, classificado como transtorno depressivo. É uma doença incapacitante em que o indivíduo perde o interesse pelas suas atividades cotidianas, sente-se triste a maior parte do tempo, está sempre cansado, sem vontade de conversar ou sair de casa.

O que a família pode fazer em caso de depressão?

A primeira coisa a ser feita é entender que depressão é uma doença e que precisa ser tratada. Ela não deve ser entendida com fraqueza os desmotivação. E nem ser encarada como algo sem importância que logo passará.

Sendo assim, os familiares devem procurar compreender que a pessoa está em uma situação muito delicada e conversar com paciência, demonstrando afeto e interesse pelo que ele tem a dizer.

Como fazer com que a comunicação seja boa?

Para que você possa conversar com uma pessoa com quadro de depressão, você deve evitar algumas frases que podem ser bem intencionadas, mas que irão atrapalhar muito. Veja algumas delas:

“Você precisa sair de casa. O dia está lindo lá fora”
“Você tem que ter mais força de vontade para superar isso”
“Tanta gente doente e você cheio de saúde e não quer levantar da cama”
“Você tem tudo, emprego, casa, amigos. Por que ficar assim?”

O caminho para uma boa comunicação é, em primeiro lugar, ser compreensivo e não julgar. Em segundo lugar, ouvir o que a pessoa tem a dizer, deixar ela expor seus sentimentos sem ficar interrompendo, deixando ela desabafar.

Por fim, diga que você compreende, que sabe que essa situação é muito difícil e que ela poderia contar com ajuda profissional para conseguir atravessar a depressão.

Posts recentes

Deixe um comentário