Em Depressão

depressão sazonalTambém chamado de Transtorno Afetivo Sazonal, é chamada assim porque se manifesta em uma época ou estação do ano específica. Por conta da sensação externa o quadro depressivo se desenvolve com mais facilidade.

Mais comum no outono e inverno, parte do motivo é justamente a menor exposição à luz solar, muitos dias cinzentos seguidos. A outra parte pode estar atrelada a uma predisposição genética. De maneira que os fatores do ambiente externo – luz solar e temperatura, principalmente – estejam mais intimamente relacionados ao humor em algumas pessoas que em outras.

Neste sentido, a falta de luz solar pode afetar severamente os hormônios relacionados ao humor, como a serotonina. Se existe uma maior sensibilidade ou um funcionamento precário nos mecanismos do humor, a alteração hormonal dada pela mudança de estação gera sintomas e estados de depressão.

Algumas pessoas sentem isso de maneira tão intensa que as relações pessoais e profissionais se afetam durante esse período. Alguns sintomas são:

– Fadiga ou indisposição intensa;

– Aumento do apetite;

– Vontade de se isolar;

– Grandes dificuldades em se motivar, especialmente para atividades já na rotina;

– Aumento considerável na necessidade de sono.

É importante ressaltar: a depressão é uma psicopatologia que pode ser altamente debilitante, portanto, precisa ser levada a sério: um consultório médico seja procurado. Neste caso, é necessário ir a uma clínica psiquiátrica para obter o diagnóstico preciso. Assim, pode-se iniciar com medicamentos apropriados – que é a base fundamental do tratamento. A partir disso, pode se complementar com psicoterapia, uma boa nutrição – a fim de suplementar os nutrientes que auxiliam na manutenção do bom humor – exercícios físicos regulares e uma boa rotina de sono.

Estas, porém, não são soluções em si. Apesar de boas práticas, é necessário que o tratamento seja realizado a partir de sua base, como mencionado anteriormente.

Aqui em Curitiba nosso índice de luz solar, especialmente no inverno, é menor que muitas cidades mundialmente famosas por serem “cinzas”, como Londres, por exemplo. Por isso, é importante atentar-se aos sintomas e procurar ajuda médica prontamente.

Não permita que a estação leve o melhor de você: a LevMind está à disposição com a equipe médica e a experiência neste e outros quadros psicossomáticos. Agende sua consulta.

[email protected]

Endereço:
Avenida Cândido de Abreu 70, Sala 701 – Centro Cívico – Curitiba | PR

Posts recentes

Deixe um comentário