Em Sono

Dicas para ajudar com problemas de insôniaSabemos que o adulto precisa de, em média, oito horas de sono por noite. Infelizmente, algumas pessoas sofrem com insônia e são impedidas de ter as horas necessárias de descanso. Podem, inclusive, ter seu humor alterado ao longo de todo o dia, durante semanas, em casos crônicos.

Existem muitas estratégias para aplacar este incômodo, acompanhe nossas dicas e comece a dormir melhor:

1. Faça um “diário do sono”

Registre, assim que acordar, informações importantes sobre seu sono – que horas foi dormir; que horas saiu da cama pela manhã; quantas vezes você acordou durante a noite; o que você fez quando acordou durante a noite, como se sentiu quando estava acordado e quando finalmente saiu da cama.

2. Estabeleça uma rotina do sono e se atenha a ela

É tentador dormir até tarde nas folgas e finais-de-semana, principalmente se estamos com o sono acumulado. Entretanto, num quadro de insônia, é fundamental sair da cama sempre ao mesmo horário, para que o corpo se regule. Permita-se ficar na cama de seis a sete horas. Provavelmente, devido à insônia, seu corpo não está recebendo todas essas horas de descanso, então essa quantidade é suficiente.

3. Invista em um tempo de relaxamento

Dentro da sua rotina de sono, no máximo meia hora antes de deitar-se, desligue todos os aparelhos eletrônicos. Tome um banho quente, procure saber sobre exercícios de respiração para relaxar. Outra técnica simples e pouco usada para relaxar antes de dormir é alongar-se. Quando nos alongamos, ritmamos nossa respiração e relaxamos pelo prazer que este exercício proporciona.

4. Deixe seu quarto mais amigável para o sono

Preste atenção no seu entorno, o seu quarto é um acúmulo de trabalho inacabado? A bagunça no entorno atrapalha, nos lembra da obrigação de arrumação ou dos trabalhos inacabados. A este ponto da sua vida, não se preocupe em reorganizar absolutamente tudo. Apenas arranje o espaço do quarto para torna-se aconchegante.

5. Considere mudar a alimentação

Mesmo ao longo do dia, evite ao máximo o consumo de café, nicotina e álcool. Mesmo o álcool que traz a sensação de relaxamento nas primeiras horas, torna o sono truncado e pode estimular as idas ao banheiro durante a noite.

Existem outras tantas dicas para ajudar a superar insônia. No entanto, para receber um tratamento especializado às suas necessidades, venha à LevMind e marque uma consulta. Nossos profissionais podem ajudar a recuperar aquele descanso merecido!

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