Em Dicas

Compreender nosso comportamento, buscar explicações para os distúrbios da mente humana e retratar a vida de pessoas que tiveram algum problema psiquiátrico são temas muito explorados por obras de ficção, sejam elas livros, filmes ou séries de televisão.

E, cá entre nós, é muito interessante ver como os autores investigam a fundo cada situação e nos apresentam uma nova maneira, uma nova perspectiva para entender a mente humana. Por isso, a Clínica Leve Mind preparou uma lista com filmes, séries e livros que abordam temas da psiquiatria para você se aprofundar um pouco mais sobre a mente humana.

Veja quais obras sobre a mente humana você mais gosta e boa diversão.

Livros, filmes e séries para você entender melhor a mente humana

[FILME] Nise – O coração da loucura

Não faz muito tempo que pacientes psiquiátricos com quadros mais graves são tratados com respeito e cuidado. Há poucas décadas atrás, eram confinados em sanatórios e sofriam todos os tipos de maus-tratos. A psiquiatra Nise da Silveira foi pioneira e revolucionária ao realizar um tratamento humanizado de pacientes psiquiátricos. Neste filme brasileiro em que Glória Pires representa a Nise, vemos como o cuidado, a compressão e a sensibilidade podem ser os melhores remédios para a mente humana.

[SÉRIE] PS!

Uma série brasileira que conta a história de um psicólogo que gosta de atender casos inusitados e diferentes. Os episódios se passam em São Paulo e podemos acompanhar a rotina do protagonista Carlo Antonini atendendo seus pacientes em situação muito diferentes e que nos convidam a refletir sobre os distúrbios mentais, os comportamentos e como nossa sociedade lida com tudo isso.

[LIVRO] O demônio do meio-dia: uma anatomia da depressão

Quem se interessa pelo tema da depressão precisa ler esse livro. Escrito pelo jornalista Andrew Solomon, que faz uma tentativa de investigar a fundo a própria doença. Ele vai a campo entrevistar especialistas e conversar com outras pessoas que também apresentam o quadro de depressão. Andrew investiga o impacto da doença em diversas populações e aborda também questões éticas e morais sobre a mente humana.

[SÉRIE] Gravity

Suicídio é um tabu em nossa sociedade. O bom é que muita gente resolveu colocar o dedo na ferida e trouxe o assunto para a roda de discussão e já são muitas séries e filmes que começam a falar do tema. Gravity é uma série que conta as histórias de vida de diversos personagens que se conhecem em um grupo de apoio para pessoas que sobreviveram à tentativas de suicídio. Tudo de uma forma dramática, mas com uma certa pitada de humor.

[FILME] Uma mente brilhante

O filme é uma história baseada em fatos reais sobre a vida do matemático John Nash, um verdadeiro gênio que chegou a ganhar o prêmio Nobel de Economia. Ele é diagnosticado com esquizofrenia e precisa aprender a conviver com a doença para continuar sua profissão de matemático e professor. O filme retrata de forma sensível as alucinações e os problemas familiares que essa doença pode trazer à mente humana.

[LIVRO] O jeito Harvard de ser feliz

A felicidade não vem do sucesso. Mas o sucesso, esse sim, depende da felicidade. Partindo desse pressuposto, o autor Shawn Achor vai apresentar os conceitos da psicologia positiva e como ela tem o poder de transformar efetivamente nossas vidas. Quando somos positivos, o nosso cérebro se envolve mais, torna-se mais criativo, motivado, energizado e produtivo no trabalho. É um ótimo livro para quem procura mudar o comportamento e ter mais sucesso profissional.

Para mais informações sobre a medicina da mente humana entre em contato conosco ou acompanhe nosso blog.

Posts recentes

Deixe um comentário