Em Saúde mental

mulheres saúde mentalJá faz tempo que as mulheres vêm lutando para conquistar seu espaço nas diversas áreas da ciência, e felizmente, a cada dia que passa, e diante de cada descoberta, essa luta têm cada vez mais se aproximado de alcançar seu objetivo. Entre essas diversas áreas da ciência está o âmbito da saúde mental, e nesta área os trabalhos de algumas mulheres se destacam bastante. Dentre todas essas mulheres, 2 se destacam bastante:

Dra. Nise da Silveira

Nise da Silveira foi uma psiquiatra alagoana que revolucionou os tratamentos psiquiátricos com sua inconformidade e luta pela dignidade humana. Nascida em 1905, Nise foi a única mulher da sua turma de 157 na faculdade de medicina, que se formou em 1926. Em suas propostas de tratamentos humanizados, esta mulher trouxe de volta a dignidade de muitas pessoas com esquizofrenia que até então eram tratadas através de métodos cruéis, como por exemplo o uso de choques elétricos. Seu método de tratamento envolvia a comunicação com os pacientes através das artes gráficas, já que ela descobriu que mesmo os que não conseguem se expressar através de palavras, conseguem fazê-lo através dos desenhos e quadros.

É possível encontrar os quadros dos pacientes da Dra. Nise Silveira expostos no Museu das Imagens do Inconsciente, localizado no Rio de Janeiro, e através deles entender um pouco mais sobre o trabalho incrível feito por ela. Também vale a pena assistir o filme intitulado “Nise – O Coração da Loucura” para saber mais sobre sua história.

Dra. Carmita Abdo

Médica formada pela PUC de Sorocaba e psiquiatra pela USP, a Dra. Carmita Abdo foi a fundadora do projeto ProSex do Hospital de Clínicas de São Paulo, e tem ajudado muitos pacientes através de suas palestras, atividades e atendimentos. O projeto é para todos, mas possui também trabalhos específicos para mulheres e idosos que gostariam de resgatar o desejo sexual em suas vidas.
Em diversas entrevistas, Carmita fala sobre a importância de uma vida sexual saudável para uma boa saúde mental, quebrando tabus e melhorando a vida de muitas pessoas.

Falamos sobre duas mulheres que entendem o valor da saúde mental, e lutam por este ideal. Para entender um pouco mais sobre estes aspectos, e cuidar de você, entre em contato conosco!

Posts recentes

Deixe um comentário