Em Mulher

Saúde mental gestante e menopausaA saúde mental das mulheres é um tema muito importante e que deve ser tratado com seriedade e responsabilidade. E existem alguns períodos em que a atenção deve ser redobrada. Estamos falando da gestação e da menopausa.

Saúde mental durante a gestação

O período de gestação é marcado por sentimentos ambíguos. Ao mesmo tempo em que é gratificante estar grávida, também é uma fase muito difícil de grandes novidades e descobertas. Afinal, existe um ser humano crescendo dentro da barriga, dividindo absolutamente tudo com a mamãe e bagunçando todo os hormônios femininos.

O resultado são variações grandes no humor, pensamentos negativos, felicidade repentina, tonturas, mal-estar etc. É normal que mudanças na psique da gestante aconteça neste período, só é preciso verificar se esses sintomas não estão além do normal.

Durante um estudo do King’s College London, na Inglaterra, os pesquisadores fizeram uma avaliação em 544 mulheres com idade superior a 16 anos utilizando diagnóstico de distúrbios psicológicos ou psiquiátricos. O resultado foi surpreendente, eles descobriram uma incidência alta de ansiedade e depressão em 15% das mulheres grávidas.

Para evitar que isso aconteça, uma das melhores saídas é fazer com que as gestantes sintam-se seguras e acolhidas. É fundamental saber lidar com as dúvidas e angústias e ter consciência que a mudança de comportamento é natural e precisa ser tratado como tal.

Saúde mental durante a menopausa

Durante a menopausa podem acontecer mudanças drásticas no que se refere às questões psicológicas das mulheres. Nesse período, doenças como depressão e labilidade emocional podem aparecer. As mulheres na menopausa queixam-se de mudanças no humor sem causa específica, alterações comportamentais e vontade de chorar, sem nenhum motivo.

E para prevenir que isso não aconteça, é importante que mulher se dedique a atividades agradáveis, que resgate a autoestima e que a estimule mentalmente. Realizar cursos, atividades físicas e estar em contato com os amigos e familiares ajudam muito na prevenção de distúrbios mentais durante a menopausa.

A Levmind, presta atendimentos para mulheres gestantes e no período da menopausa e pode ajudá-las a superar essas fases da melhor maneira possível.

Posts recentes

Deixe um comentário