Em Depressão

setembro amareloDesde 2014 a Associação Brasileira de Psiquiatria criou a campanha do Setembro Amarelo. Trata-se de um mês inteiro dedicado apenas à conscientização e prevenção ao suicídio. Dia 10 de Setembro é, oficialmente o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, ainda que a campanha dure o ano todo.

No Brasil, são 12 mil suicídios por ano. No mundo esse número chega a 1 milhão – número que, segundo a OMS, cresceu em 200 mil desde 2015. Estima-se que entre 50-60% das pessoas que suicidaram jamais entraram em contato com um profissional da saúde mental ao longo da vida. E 96% das mortes por suicídio estão atreladas a transtornos mentais: a depressão, o transtorno bipolar e o abuso de substâncias, consecutivamente ocupando as posições de destaque entre os transtornos.

A campanha também tem como objetivo combater o estigma destes transtornos e do suicídio, a fim de desmistificar possíveis causas e trabalhar mais claramente diretrizes para ações efetivas – encaminhamentos para canais de comunicação como o CVV (Centro de Valorização da Vida), práticas positivas para com colegas que enfrentam situações difíceis e são diagnosticados com transtornos mentais e finalmente o incentivo à busca de ajuda médica.

Há que se ter cuidado em dizer que existe uma diferença entre sexo masculino e feminino nas taxas de suicídio. Ao contrário do que se diz, que o sexo masculino seja campeão nas estatísticas, dados confirmam que as mulheres tentam tirar a própria vida duas vezes mais que homens. Por isso, essas informações exigem cautela.

Muitas vezes, saber pedir ajuda exige mais que um ombro amigo. Por isso, desmistificar a depressão e outros transtornos traz, inclusive, a capacidade do indivíduo de se identificar com os sintomas e consequências mais facilmente. Isso permite que as pessoas possam buscar ajuda de maneira mais objetiva.

Para receber um diagnóstico e buscar formas de tratamento eficazes, é imprescindível e fundamental a consulta com um profissional da saúde mental. Tratando-se de transtornos psiquiátricos, um médico psiquiatra é a escolha mais certeira e segura.

Neste sentido, nós da LevMind contamos com médicos psiquiatras especializados, que se atualizam frequentemente sobre as melhores técnicas, formas de se comunicar e medicamentos disponíveis para tratamento. Setembro Amarelo trata de acolhimento, de romper estigmas e de tratarmos juntos algo que um número maior de pessoas. Agende sua consulta e conte conosco. Nossas portas estão abertas o ano todo para você!

Posts recentes

Deixe um comentário