Em Saúde mental

Síndrome de Burnout - Entenda o que é | Blog LevmindMuito recorrente no ambiente de trabalho, a síndrome do Burnout acontece por conta de stress crônico oriundo de uma frequente sobrecarga de trabalho. A expressão, que do inglês é sinônimo de “totalmente queimado”, traz a noção básica do que acontece com quem sofre dessa síndrome. Alguns dos principais sintomas são:

– Exaustão (física e emocional);
– Dificuldade em sentir prazer;
– Ansiedade;
– Alterações de sono;
– Irritabilidade, alterações de humor;
– Falta de motivação, indisposição;
– Sentimentos de inferioridade, insegurança.

Graças ao avanço da tecnologia, vem se tornando cada vez mais comum as pessoas criarem um hábito pouco saudável de se compararem umas com as outras. Neste sentido, acompanhar redes sociais e se comparar aos trabalhos alheios, ou ainda, almejar estilos de vida considerados como “sonho” pelo conforto e facilidade que transparecem, pode gerar duas grandes consequências:

1. O sentimento de inferioridade, de não ser bom ou capaz o suficiente. Porque não é reconhecido.

2. O sentimento de ambição exagerada. Esta pessoa tende a se sobrecarregar de funções, sem delegar, acumulando um nível de stress exaustivo tanto emocionalmente quanto fisicamente.

Com o passar do tempo e o crescente acúmulo de stress, outros quadros podem se desenvolver como consequência: depressão, arritmias cardíacas, dores nas articulações e músculos, enxaquecas, úlceras ou outros problemas gastrointestinais, para citar alguns.

Desta forma, a Síndrome de Burnout atinge um número crescente de pessoas e, portanto, precisa de um tratamento que leve em conta as questões psíquicas, emocionais e fisiológicas do paciente. Neste sentido, um tratamento psiquiátrico é o apropriado, pois em alguns casos o uso de medicamentos antidepressivos é recomendado.

Junto com o uso de medicamentos apropriados, psicoterapias e a própria alteração do ritmo e/ou ambiente de trabalho também são estratégias adotadas. Caberá ao médico psiquiatra identificar as questões psíquicas que envolverão ou não o uso de medicamentos e trata-las em conjunto com outros possíveis quadros que podem prejudicar a saúde do corpo como um todo.

Se sente indisposto e sobrecarregado no trabalho? Não precisa esperar chegar a um momento de extremo cansaço para procurar ajuda.

Caso você tenha se identificado com mais de um dos sintomas citados, não hesite em entrar em contato conosco. Estamos à disposição!

Agende sua consulta nos números (41) 3328-1183 e (41) 99876-9777.

Posts recentes

Deixe um comentário